sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Quem nasceu primeiro? (mais complicado que o ovo e a galinha)

Rosa e Clarissa hoje discutiam sobre seus tamanhos. Elas se mediram e perceberam que não há diferença de estatura entre as duas. Mas a Clarissa dizia: - "Eu sou maior!" ao que a Rosa rebatia com a prova métrica "não é não!". Até que Clarissa explicou, certa de que ganhara a discussão: "Eu sou maior porque eu nasci primeiro!". E a Rosa: "Não Carissa! As mamães falaram que eu que nasci primeiro!". Tive que intervir. "Rosa, você nasceu depois, o que você sabe é que você foi nossa primeira filha, nasceu primeiro aqui em casa"
. E ela, pela primeira vez como se fosse uma grande vantagem, falou: "É, Carissa, você nasceu na casa azul!” - nome que damos ao abrigo onde a encontramos e onde, aliás, ela não nasceu... - . Fiquei preocupada. Não soube o que dizer por alguns instantes... Até que a própria Clarissa respondeu “Mas é que eu não conhecia vocês!”. E a Rosa completou: “É! E aí a gente te buscou de carro e você veio pra casa!” – a briga então virou harmonia e as duas tentavam se lembrar desse momento:
Clarissa: E eu era pequenininha.
Rosa: Eu eu desenhei eu e você.
Clarissa: Mas você não sabia desenhar e fazia só bola, bola, bola...(verdade...)
Rosa: Sabia sim!
Clarissa: E eu desenhei toda a família até o José 
Rosa: Eu também fiz o José.
Clarissa: Não, Rosa, porque eu era assim (dobrou um pouco os joelhos), você era assim (dobrou mais os joelhos) e o José era assim (deitou no chão em posição fetal!).



Morri de rir e chamei as duas para o café. A discussão voltou a ser quem vai dar o café da manhã para o baby bear, ursinho mascote da aulinha de inglês que está nos visitando... Fui percebendo que eu tinha ficado nervosa à toa. Mas a Rosa guarda com carinho o fato de ter sido a primeira. Tem foto dela só com a gente e, como foi difícil a chegada dos irmãos, cultivamos essa memória nela, eu acho. Como uma coisa boa... Ela sabe que foi ela quem realizou nosso sonho de ser mãe... Ao mesmo tempo, apesar de serem do mesmo tamanho, a Clarissa é a mais velha com todas as características de irmã mais velha... Cuida dos irmãos, as vezes acha eles uns “pirralhos”, como se dizia no meu tempo, e está crente que dialoga com os adultos de igual para igual... E sim, eu esqueço que ela não estava aqui desde o primeiro dia. Ainda bem que elas não. Fica mais fácil de entender a história quando elas contam... 

4 comentários:

  1. Tão maravilhoso recordar... o tempo passa...

    ResponderExcluir
  2. O amor entre irmãos é especial e uma realização para os pais. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que Lindas!!! Muito engraçada as conversas entre elas.

    ResponderExcluir
  4. Elas parecem gente grande...tão inteligentes...recordam tudo e têm uma forma única de exprimir as lembranças. Muito lindo.

    ResponderExcluir