quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Vida de Viajante

Adoraria escrever mais no blog, mas acaba que se tornou um espaço para alguns balanços da vida em família no lugar de dividir eventos, dúvidas e fofurices cotidianas (que são muitas!) –  mas para isso acabo usando o facebook. Hoje retomei o blog porque estava refletindo sobre o ano que passou. Definitivamente nos habituamos a ser mães de três – nós nos habituamos, os seres a nossa volta as vezes entram em desespero quando nos chamam para almoçar e nós levamos a tropa toda... Lê-se muitas vezes nos rostos: mas não tinha ninguém para ficar com eles?
Esse ano fizemos a opção de leva-los mesmo a todo o canto. Como estávamos em turnê com nossos espetáculos, foram conosco para Brasília, Espanha, Portugal, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Michigan, Nova York e Brasília novamente....! Se soltar qualquer um deles no aeroporto, eles fazem o check in sozinhos! Rs Haja avião, restaurante, hotel... (gente olhando torto...) e com isso eles não começaram a natação, nem a aulinha de musicalização que eu tanto queria. Eles aprendem outras coisas, claro. Gostam de música, artes plásticas, teatro, apreciam paisagens – a Clarissa, mesmo quando voltamos para o Rio, quando vê algo bonito fala: vamos parar pra ver mamãe? Não quer bater uma foto? - E, principalmente, ficamos todos juntos e esse sempre foi o principal objetivo.
Por um lado,  foi uma delícia essa nossa vida de viajante. Delícia mesmo, pois apesar da maioria achar impossível viajar e trabalhar com 3 crianças fizemos disso a rotina da nossa família e é sempre muito gostoso. As crianças se animam com as viagens (e se comportam, na medida do possível), adoram frequentar as coxias e sair para ver lugares novos. Nos especializamos em descobrir os museus para crianças e agora querem ir a museu todo final de semana... Mas as meninas já sentiram que esse ano perderam a apresentação de final de ano da escola...
A vida com os espetáculos não é fácil. As vezes estamos muito bem, mas outras vezes estamos estressadas demais, cansadas demais e eles veem tudo isso muito de perto. Fico me questionando se não deveria priorizar a rotina deles, o universo deles no lugar deles se adaptarem ao nosso...  Nossa vida sempre foi cheia de variáveis, épocas cheias de trabalho e épocas de plantar e, com as crianças, eu buscava aproveitar as vacas magras para ficar mais presente e as gordas para dar mais conforto, mas hoje me pergunto se eles não precisam mesmo de mais estabilidade.
Quer dizer, 3 filhos é muita responsabilidade (x3 e ao cubo) e minha vida de artista é mambembe. Eles seguem como uma mini trupe de circo e ok, são filhos de artista de teatro, fazer o que? Mas confesso que hoje estou morrendo de medo. Quanto mais eles crescem mais medo eu tenho. O bebê mama no peito e pronto, mas a cada dia meus filhos apresentam mais necessidades que estão fora de nós, do nosso corpo...

Só espero saber continuar conciliando e tendo sabedoria para prover as necessidades dos meus três pequenos cada dia mais cheios de individualidades e demandas próprias. Que em 2014 eu ache um equilíbrio entre a minha profissão e a maternidade, entre risco e segurança, entre estar junto e deixar ir.

2 comentários:

  1. Adorei! As crianças nos ensinam muito, principalmente por nos fazerem enxergar as coisas mais simples e as vezes óbvias. Vcs são duas heroínas! Não se preocupem que as coisas vão se encaixando... Feliz 2014! Bjs

    ResponderExcluir
  2. O importante é esse grande Amor demonstrado por Você e Marta. Confie em Deus, faça a sua parte e siga seu caminho! FELIZ 2014!

    ResponderExcluir